Publicada em: 20/03/2020 11:19

UEA reforça a importância da prevenção no combate ao COVID-19

Preocupada com a saúde da comunidade acadêmica, dos servidores e também da população de modo geral, a Gestão Superior da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) reforça novamente a importância das medidas de prevenção para combater a COVID-19 neste período de pandemia.

A Gestão enfatiza que neste momento de quarentena a recomendação é seguir corretamente todas as orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS) para evitar que o vírus se espalhe rapidamente por transmissão comunitária. Lembrando que quarentena não são férias, e sim, um período de isolamento social para conter a pandemia.

Vale ressaltar ainda que a prevenção ainda é o modo mais segura para evitar a doença, então não se esqueçam de constantemente lavar as mãos com água e sabão, usar álcool em gel, manter os ambientes sempre limpos e arejados, evitar, ao máximo, aglomerações, não compartilhar objetos pessoais como talheres, copos e toalhas, cobrir o nariz e a boca ao espirrar ou tossir, evitar cumprimentos como aperto de mão, abraços e beijos no rosto, manter distância de, pelo menos, um metro de pessoas com sintomas de gripe, limpar com álcool objetos que são usados frequentemente, utilizar lenços de papel quando estiver com coriza e usar máscara caso apresente algum dos sintomas do COVID-19.

Se durante o período de quarentena você apresentar febre alta, tosse, dor de cabeça, coriza, dor de garganta e dificuldade para respirar, deve procurar imediatamente uma unidade de saúde pública para realizar o exame.

Neste momento de mobilização social, a UEA reitera mais uma vez o compromisso e a responsabilidade com a saúde pública e destaca que essa não é a hora de gerar pânico, mas de um cuidar do outro para que a situação normalize o mais breve possível.