Publicada em: 30/07/2020 14:24

UEA realiza Formação de Docentes abordando novo cenário desafiador para classe

Para oportunizar a discussão e reflexão em torno de temas sobre a educação superior, contribuído com a melhoria dos processos pedagógicos, a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) iniciou nesta quinta-feira (30), o 1º Encontro de Formação Continuada de Docentes da UEA e o 14º Seminário Docente da Escola Superior de Ciências da Saúde. O evento será realizado até esta sexta-feira (31), e está sendo transmitido simultaneamente pelo canal da Telessaúde no YouTube, para as unidades da UEA na capital e no interior.

Inicialmente, a programação traz exemplos de 14 seminários de formação docente da ESA/UEA, com a experiência das tecnologias educacionais digitais do Pro-inovalab para revelar o cenário desse tipo de formação, vivenciado no novo momento desafiador que tem se desenhado para todos os profissionais da educação no Brasil e no mundo.

A ideia é apresentar aos docentes um panorama diferente das formas de ensinar e aprender, bem como, um processo mais profundo de reflexão em torno das concepções de homem e de mundo.

"É um momento histórico. Estamos fazendo um seminário docente com toda a universidade reunida virtualmente, isso é um caminho muito importante. Estamos nos preparando para esse cenário novo e nós seremos vitoriosos nele. Eu fico emocionado de ver que a universidade é, de fato, um corpo vivo, ela é uma universidade que acredita em si própria, e é uma universidade que constrói o novo caminho. Nós, professores, faremos o melhor possível com os recursos disponíveis neste momento. Nos empenharemos para que esse semestre seja o melhor semestre das nossas vidas, um semestre de pós-guerra. Essa universidade é moderna, olha para frente e não tem medo de desafios", disse o Reitor da UEA, Cleinaldo Costa.

A Pró-Reitora de Ensino de Graduação, Kelly Christiane de Souza, destacou que ao promover um encontro virtual de Formação Continuada de Docentes, a UEA mais uma vez faz história na educação do Amazonas.

"Estamos tendo a oportunidade de unir todas as nossas unidades no sentimento de universidade única. Isso proporciona a diminuição de possíveis abismos que existem e o reconhecimento de que, enquanto professores, nós precisamos aprender sempre, pois sempre é tempo de adquirir novos conhecimentos. Por isso é necessário fazer uma formação continua e uma formação de serviço. Que este momento de fato, nos faça ver os diferentes modos de ensinar e aprender", salientou Kelly.

Por fim, o diretor da ESA/UEA, Diego Regalado, disse que além de abordar as outras fases do ensino, do conhecimento e das novas tecnologias ativas neste 'novo normal', é necessário agregar esforços dos docentes para a melhoria do processo pedagógico dentro da UEA.

"O evento traz a oportunidade de conhecermos os outros colegas, de acolher, conversar e discutir projeto. Esse é o nosso grande ganho. Posteriormente, tenho certeza de que cada unidade do interior apresentará projetos bem sucedidos. Precisamos enxergar a UEA como a nossa casa, a nossa cara. Vamos aprender juntos e mostrar união nesse momento", enfatizou.

Acompanhe as atividades do evento no link abaixo:

Texto: ASCOM UEA
Foto: Joelma Sanmelo/ASCOM UEA