A Auditoria Interna da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), inicialmente, foi criada na função de Assistência Direta, nos termos do art. 9°, II, do Decreto nº 21.963/2001 (Estatuto da UEA).

Posteriormente, através da Lei Delegada nº 114/2007, sendo alterada pelo art 6º, da Lei nº 3.595/2011, com a seguinte atribuição:

"IV - AUDITORIA INTERNA - assistência direta, de caráter predominantemente preventivo e proprositivo que contribua para a eficiência e eficácia organizacional da UEA, bem como para o aprimoramento da gestão pública;"

Sendo que sua atuação está prescrita nos arts. 70 e 74, da Constituição da República do Brasil, exercendo atividades de controle nas subáreas contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial, quanto à legalidade, legitimidade e economicidade.

Nossa Auditoria Interna, exerce função inerente à unidade de controle interno ao avaliar os processos, seus fluxos e procedimentos de âmbito interno, observando a promoção da governança e do gerenciamento de riscos para o alcance dos objetivos e metas. Na função de Ouvidoria, atua como supervisão de controle social e de participação democrática objetivando o tratamento das manifestações (FALA.BR e e-SIC) voltados a interlocução entre cidadãos e UEA com vistas ao aprimoramento da gestão pública.

Chefe
Ricardo Augusto Lunière Fonseca
E-mail: auditoria@uea.edu.br
Apoio Institucional
Fone: +55 92 3646-8482
E-mail: auditoria@uea.edu.br
E-mail: ouvidoria@uea.edu.br
REITORIA
Av. Djalma Batista, 3578. Flores
CEP: 69050-010 MANAUS