Publicada em: 22/06/2022 16:26

Professores da UEA realizam projeto sustentável sobre agricultura familiar

Os professores da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) Dr. André Petzhold Dias, MSc. Elisângela Leitão de Oliveira e a Dra. Nyalle Barboza Matos ministraram o curso de ferramentas de gestão, aplicados na agricultura familiar, no último sábado (18/06), para a comunidade Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no município de Iranduba. Durante a formação, participaram por volta de 19 agricultores rurais, produtores de lavouras permanentes e temporárias residentes na localidade.

A formação teve como objetivo o aprendizado sobre gestão e a aplicação da contabilidade, bem como sobre os programas governamentais de aquisição de alimentos, empresário rural e o desafio da gestão do negócio, apresentando as principais dificuldades vivenciadas na realização das atividades rurais e a busca por alternativas que facilitem o cotidiano dos agricultores.

O curso aconteceu na Comunidade que Sustenta a Agricultura (CSA-MANAUS). A CSA-MANAUS faz parte de um movimento mundial, proposto pela CSA-BRASIL, promovendo um modelo de agricultura solidária e economia associativa, visando colaborar para o desenvolvimento sustentável da agricultura familiar no Estado do Amazonas, bem como a conservação dos recursos ambientais.

Além disso, os agricultores debateram sobre a distribuição das cotas de aquisição e
concentração em cooperativas e associações com alto número de DAPs (Documento de aptidão ao Pronaf). Os problemas trazidos pela comunidade serão discutidos em visitas futuras de acordo com o desenvolvimento das pesquisas.

O projeto busca acesso de diversos agricultores aos programas de aquisição, o que será objeto de estudo dos membros do grupo de pesquisa, com objetivo de auxiliar na tentativa de soluções para o escoamento da produção.

Texto: Amanda Carneiro/ASCOM UEA